segunda-feira, 16 de março de 2009

Morrer ou não morrer: eis a questão!

Há uma coisa que me intriga muito nesta grande cidade. A grande questão que me surgiu foi: como é que aqui as pessoas sabem quem morreu? Eu sei que é um bocado estúpido pensar nestas questões mas na minha terrinha, em Portugal, quando morria alguém não faltavam papéis nos cafés, padarias, supermercados, nas floristas, em suma, eu todos os lugares por onde poderiam passar pessoas. E aconteceu-me várias vezes chegar a casa e a minha mãe perguntar viste quem morreu e eu dizia que sim ou que não e, caso a resposta fosse positiva, teria de dizer nome, idade, rua onde morava a tal alma (sim, isto aparece tudo no tal papel) para, assim, a minha mãe saber quem, de facto, tinha falecido. Ora, aqui não há nada disso. Não há papéis, não há caras espetadas nas montras, não há sinos a bater desenfreadamente e, caso não tivesse visto no mapa um dia destes, eu iria mais longe e diria que não há sequer cemitérios. E isto mete-me um bocado de impressão porque, apesar de toda a gente dizer que viver numa grande cidade não se conhece ninguém, não é bem assim. Uma pessoa que vive aqui vinte, trinta anos ou toda a vida faz amigos, de certeza. E se esse amigo mora na outra ponta da cidade e é daqueles que só se vê duas vezes por ano mas que se faz sempre uma grande festa? E entretanto ele morre, como é que sabemos? Quando vamos marcar o grande jantar de Natal, ligamos e a voz do outro lado diz o portador deste número faleceu há 67 dias e como nós não pomos papeis nas montras, é normal só saber agora? Acho isto muito impessoal e nem sequer podemos despedir-nos das pessoas, dar as condolências à família e assinar o livro de presenças (nunca assino porque parece-me um apelo desesperado das pessoas mostrarem que estiveram mesmo lá!). É isto ou então não se morre em Barcelona. E se assim for, meus amigos, se eu algum dia disser que quero ficar aqui para sempre, já sabem porque é!

13 comentários:

Nokas* disse...

Estás numa fase incrivel da tua escrita lua: consegues fazer posts a partir de tdoos os assuntos e depois de ler penso que realmente tens rzao! Numa cidade dessas nao ha papeis afixados como na tua terra, passando-se o mesmo aqui em arcozelo.
mas com certeza que os espanhois têm uma forma de comunicar tais noticias... tens q averiguar!

Sophia disse...

Na minha terrinha também não se colam papéis nas montras :x Normalmente vemos quem morreu pelo jornal!

Mas se aí não se morre vou para Barcelona já amanhã :p

Beijinho grande*

Anónimo disse...

É para nós uma honra que alguém se tenha lembrado de um título de uma musica nossa para o seu blog!

bjs

Miguel Aj dos azeitonas

The Cherry on Top disse...

Oh Lua...tu estuda lá esse assunto! Porque se não se morre em Barcelona, fujo já para aí! (:
Sim?

E olha lá...Mas que privilégio! O Miguel AJ deixou-te um comentário!! (:

Beijinhos*

Lila* disse...

WTF? Ja tens os azeitonas aqui?
Tu rolas mulher!~

Olha la deves andar mt esocupada para te lembraes dos mortos:)

Tenh saudd d falarctg, bm sei q falamos sab ma ja passu 2 ias e parece q n tou convosco ha eternidades:)

Lua Escondida* disse...

Uou...Olha a honra do Miguel dos Az vir cá comentar, ah??? E como é que ele descobriu isto??

=)

Vera disse...

Sim senhora, estás famosa! =)

Acho que nunca me teria lembrado de uma coisa destas!

Beijinho*

Anónimo disse...

Lua, foi o google alerts. Sempre que "os azeitonas" ou "dos azeitonas" é mencionado na rede, o mail dos azeitonas recebe um aviso. É assim uma espécie de big brother que nunca dorme.

Tb ha uma equipa de futebol brasileira chamada "os azeitonas", e uma banda brasileira chamada "os azeitonas mortas", mas volta e meia os hits em questão são mesmo sobre a nossa banda.

E em vez de fazer como muitos dos nossos companheiros de profissão que fingem que não vêm nada e estão acima de tudo, nós passamos a vida a meter o bedelho em tudo o que tem a ver com a nossa banda!

bjs e belo blog que aqui tens!

miguel

Lua Escondida* disse...

Obrigada Miguel pelo esclarecimento. Não vos escapa nada! E mais uma vez, aqui está a prova que vocês são uns gajos fixes e espetaculares!!=)

E está quase a chagar ao dia 1!!!ihihih

. disse...

ahahhaha xD

O mundo é mesmo estranho. E eu ainda me queixo do raio dos papeis nas montras. RAIO!! 8D

Gostei do teu blog :)
Beijocas ^^

. disse...

Sim, vou voltar :)
E obrigada pelo elogio :$
Beijocas ^^

Johnny disse...

epa e isso do num?isto e 1espaco publico, ainda se te desse pra enviar o mail com o dito em questão...eheheheheh enjoy it :P

LaranjaLima* disse...

Ai Lua... o que eu já me ri com o teu blog.... À gargalhada, mesmo!!

Como é que eu não sabia da existência desta pérola?!?