quinta-feira, 31 de março de 2011

Carta LXXII

Mr. Diary
Ou podes ser o John Stewart

A vida dá-nos lições. Dá também limões para aquela bebida mexicana que eu já não respeito. Mas muitas lições sobretudo. Quem me ensinou isto não foi a vida. Foi a Disney. E a “regra” é que estas lições, que o nosso herói ou princesa recebem, vêm do sítio onde menos se espera, mas na altura que mais delas se precisa.
Sou uma enfermeira rotineira. Pronto, já disse. Sou também uma sortuda porque amo aquilo que faço, mas também amo não ter de improvisar. Aquelas remessas infindáveis de pessoas a precisar de ajuda para enfrentar caligrafias, camas e medos, é constante, semelhante, diapasónica. Uma rotina não me ia dar lições. Eu posso fazer o meu turno de olhos fechados se não me puserem um processo em cima por negligência ou má prática. Mas a rotina são pessoas.
As lições deviam de vir sempre daquelas pessoas de idade, cabelos brancos, que franzem o sobrolho para focarem as caras, de aspecto frágil, orientais e de algum templo budista. Como nos filmes dos ninjas que eu nunca vi ou no Karaté Kid! Era tão, mas tão cliché! Mas foi mesmo isso que me aconteceu.
Fazes ideia do que é que kaizen significa? Eu não sabia, mas senhoras asiáticas de idade sabem. E fazem questão de o dizer quando nos vêem suspirar. ‘Porque é que a tartaruga não pode com o peso da sua carapaça?’, disse ela. Juro! E foi a melhor maneira de sempre de me chamar a atenção. Nenhum rapaz teve até agora resultados semelhantes. Porquê que estas personagens saídas dos filmes dos ninjas, falam sempre como as personagens dos filmes dos ninjas? Parece em código. E eu devo ter ficado com uma cara meia assustada, meia confusa, porque ela riu-se e reformulou numa linguagem para mortais, ‘És nova. Porquê que não estás contente e a sorrir por não seres velha e estares numa cama de hospital como eu?’ Boa pergunta. Uma página aleatória deste diário respondia. Rapaz, um cavalo branco, uma armadura, e complicado, resumem. Ela ainda se ri, com um bocadinho de esforço e depois morre.
Não morreu nada, apanhei-te! Queria ver a tua cara, só isso. Ela está bem rija. ‘A tartaruga pode com o peso da carapaça porque ela não é pesada. Ela vai onde quer, quando quer e como quer. Mas passo a passo.’ Que profundo, e eu que queria mesmo não passar por burra…Não tive de esperar muito, e o Kaizen, Sr. Diário, é uma daquelas palavras já com tanto estatuto que já é mais uma ideia, quer dizer qualquer coisa como a ‘arte do pequeno passo’, é melhorar em tudo o que faças, por mais insignificante que seja, é estar muito atento ao que está mal e mudar, mudar e mudar, e sempre para melhor. Quando chegar aquela altura, em que tu pensas que já não se pode melhorar mais, então melhoras mais um bocadinho e depois sim, estás de cabelos brancos, a falar baixinho e em código para a mocidade.
A tartaruga’ continuou ela, ‘anda tão devagar, mas não há um passo que não seja em direcção a onde ela quer chegar…a não ser que esteja no mar...devia ter escolhido o caracol, até tinha a casa em vez da carapaça…’ E desata numa tosse embaraçada, mas ao mesmo tempo adorável, por se ver o empenho que estava a por em ensinar o melhor possível a sua fórmula da “juventude” recorrendo à fauna. Isto até provou que afinal nem todos os japoneses perderam o sentido de humor, algures no meio da evolução, quando começam a desconstruir as suas próprias metáforas mesmo à frente dos seus discípulos instantâneos. Quem diria?
O que eu acho que ela queria dizer desde o inicio, é que não há equilíbrio nas nossas vidas, e por isso em cada dia, ou te moves para mais perto daquilo a que queres chegar ou te afastas. O kaizen é aquele pequeno passo, em cada dia, para mais perto daquilo que tu queres ter, sentir, ou ser. Será que aquele suspiro era porque sinto muito aquela coisa, ou porque não sei se a devo sentir? E agora kaizen?

 

Clara

1 comentário:

Sofia disse...

Amei este texto. Adorei o tema, a velhota japonesa e o estilo da escrita - era capaz de ler um livro inteiro, daqueles com umas 500 páginas, escrito assim. A Clara não tem blog? Se não tem, devia! :)