segunda-feira, 23 de março de 2009

Vezinhos, Menistros e afins.

Eu tenho para mim que em Lisboa se fala outra língua. Não é que todos os portugueses que eu encontro aqui falam uma língua estranha? Ou então sou eu que não estou habituada já ao português, o que me parece, de todo, impossível. Eu sou uma gaja do norte, digo todas as letras, se tiver de dizer um palavrão também digo (não é muito o meu género mas as vezes não se aguenta) e não ando aqui a falar chique. No outro dia, só consegui perceber que eles eram portugueses porque a miúda virou-se muito alto para o namorado e disse, num tom altivo como quem manda, não sabes porque estou assim? Estou cheia de dores nas pernas! Já viste o que me fizeste andar? Vou-me sentar. E o indivíduo ficou com cara de parvo a olhar para ela e a pensar ainda bem que ninguém percebe sem saber que euzinha lá estava e tinha percebido tudo. Mas estes eram, de certeza do sul. Como o outro casal que estava no supermercado a comprar não-sei-o-quê mas que tinha de ter isto e aquilo. Como as duas mulheres que estavam no metro a falar sobre qualquer coisa que, lá está, não consegui identificar. Só se safaram uns moços, por acaso bem jeitosos, que passaram por mim na rua e disseram qualquer coisa tipicamente à norte! De resto, nada. E eu não tenho nada contra os Lisboetas mas, por favor, daqui a pouco estão a pedir a independência e a querer que o lisbonês seja a sua língua oficial. E depois é ouvir a célebre frase ouvida por aqui (mas em versão Espanha e Catalunha) - Nós não estamos em Portugal, estamos em Lisboa!


Se és lisboeta e estás a ler esta mensagem, opah, eu estava a brincar!

14 comentários:

AnaSininho disse...

Adorei :)
Beijinhooo*

Nokas* disse...

Eu ja sei que quando venho cá tens sempre posts inspirados =)
È o que eu mais gosto pq ao ler parece que de repente estou em barça ou entao a imaginar-te la naquelas ruas cheias de gente de mil e uma cores e onde tb ha uns portugueses, sejam eles da capital ou nao. Mas que eles lá têm a mania, oh pah que me desculpem mas têm...


Bidas!

Sophia disse...

Meu Deus, ri-me tanto com o nome da língua dos Lisboetas :p
Eu também não tenho nada contra eles, mas que podiam falar mais normal (como nós, claro) ai isso podiam :D

Beijinho*

Johnny disse...

mau!!!mau mau...eu pessoalmente não sinto nada disso pode haver expressões diferentes mas isso há em todas as zonas acho.agora de resto...

Vera disse...

É verdade... Nós conhecemos um brasileiro que disse "Eh... ATÉ (??!!) parece que vocês falam a mesma língua que nós!! Eu tenho uma amiga de Lisboa e não percebo nada do que ela diz quando está a falar com os pais."

Mas afinal quem fala bem português? ;)

Beijinho*

Johnny disse...

epa sinceramente e sem querer entrar em muitos detalhes, se um brasileiro diz que fala a mesma língua que voçês e que afinal voçês (logo eles) é que falam bem português.....epá...a única coisa que digo é que se fecha mais o final das palavras e as vogais, logo seja mais complicado perceber talvez. Mas daí a dizer que temos a mania e isto e aquilo...enfim há-de haver sempre a mesma conversa portanto.kiss enjoy

Vera disse...

Calma calma! =) Ninguém falou um "terem a mania e isto e aquilo" ;) Mas que é verdade que vocês trocam e comem algumas letras lá isso... Ou já não são célebres os "'Tá a peceber?", "Piquenos" e "Felipas". É uma característica e, para quem não está habituado, não é assim fácil de perceber. Então se formos para os Açores e companhia... =)

Mas já dizia a Sophia Mello Breyner a propósito do português do Brasil:

"Gosto de ouvir o português do Brasil
Onde as palavras recuperam sua substância total
Concretas como frutos nítidas como pássaros
Gosto de ouvir a palavra com suas sílabas todas
Sem perder sequer um quinto de vogal" (excerto de Poema de Helena Lanari).

Beijinho*

Lila* disse...

Genial, minha lua:)

E eu confirmo, o Sr.Joao fala assim:)
E dizem "bacano" e coisas giras q agora n me lembro, mas que na altura achei estranho!

Os lisboetas tem a mania q sao chiques (nao tds, m quase)mas quem Rula aqui sao os do norte, vale?

Post fantastico, beijinho para lá do fantastico*

Johnny disse...

voces dizem totil, entre outras coisas q tb soam estranho...

@Vera: Nokas:"Mas que eles lá têm a mania, oh pah que me desculpem mas têm... "
enfim se fosse 1 post destes feito por 1 lisboeta, algarvio, alentejano, whatever a conversa iria ser a mesma.

Johnny disse...

outra coisa para finalizar a minha participação neste post. Voces ai dizem fIlipe, estas a perceber, (piquenos??n me recordo de usar essa expressao)....podia dizer o mesmo de trocarem os v's pelos b's, de em vez de ana dizerem iana, em vez de água dizer iaguá....epa ha tantas....tao variadas, tao proprias de um povo que embora pequeno é bastante multi-facetado...n e por terem a mania que dizem essas expressoes ou que usam outras coisas...mas pronto se temos a mania que seja.

Lua Escondida* disse...

Vocês tenham lá calma, sim?=D
Bem, o post só veio mostrar um bocadinho da realidade que eu vivo! Na verdade vejo/oiço alguns portguesas e as vezes custa-me perceber que são mesmo portugueses! Mas claro que esta discussão que se está a fazer aqui é a mesma coisa que esarmos a discutir sobre o Porto e o Benfica, ou seja, não chegamos a conclusão nenhuma!!

E só para perceberem, eu já vivi com uma miuda "da capital" como ela gostava de se apresentar as pessoas (leia-se gajos!). E até curto algumas expressões que eles usam e tal. Mas quem me tira o falar do Norte tira-me tudo! E nunca me vou esquecer de um "foda-se" saido da boca de um gajo sem-ser-do-norte. Não tem o mesmo impacto que dito por uma de nós, não!=)

Vá, e que tal um dia nos encontrarmos todos e aprendermos umas expressões fixes, ah???

Beijinhooo*

Sophia disse...

Cansativas estas pessoas :p
Também gostei tanto de falar contigo Sara, obrigada :D

Lila* disse...

loool
Os nossos "foda-se" sao geniais=) Menos o teu, q nunca dizes:)

Sónia disse...

Como lisboeta que tenho família desde Trás-os-Montes ao Algarve. Todos falamos diferente e eu sinceramente prefiro muito mais o sotaque lisboeta.

Em relação a ter a mania, o meu namorado que é de Coimbra. Diz que embora sempre tivesse ideia que os Lisboetas eram o que tinham mais mania, desde que conhece melhor Lisboa diz que são as pessoas mais simples de Portugal, muito mais simples que os de Coimbra ou do Porto. Ao contrário do que muitas pessoas acham os lisboetas não são os queques de Cascais... vão lá ao bairros tradicionais e vejam os lisboetas castiços... mas acredito que aí ainda percebam menos eheh...